O que é Bitcoin? Como funciona essa criptomoeda?

Quando ouvimos falar sobre Bitcoin (BTC) pela primeira vez, é comum sentir espanto. Afinal, por que uma moeda digital tem tanto valor? O Bitcoin é uma criptomoeda que está entre os ativos negociados, mais valiosos do mundo, e sua simplicidade fascina.

Um conceito incrível: “O Bitcoin é uma forma de dinheiro digital que permite transações seguras e diretas pela internet, conhecidas como peer-to-peer”. Ele é a primeira e mais consolidada criptomoeda do mercado, e se desenvolveu como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional.

Fundo preto com a criptomoeda Bitcoin (BTC) em laranja na lateral da imagem.

Além disso, o Bitcoin serviu como base para o surgimento de mais de 21 mil criptomoedas diferentes, e também possibilitou o surgimento de outras inovações no mercado. Algumas dessas inovações são as exchanges (plataformas de negociação) e as wallets (carteiras de criptomoedas), que tornam mais fácil investir em criptoativos.

O Bitcoin é moeda digital que possui um um código distribuído em todos os computadores da rede, protegido por uma inovação tecnológica chamada Blockchain, um sistema semelhante a um Livro Razão bancário que registra todas as transações em Bitcoin.

O funcionamento do Bitcoin é descentralizado, permitindo que duas pessoas em qualquer lugar do mundo possam negociar Bitcoin diretamente, sem a necessidade de intermediários. A lei da demanda e oferta no mercado financeiro define o preço do Bitcoin.

Apesar do surgimento de milhares de novas criptomoedas desde a criação do Bitcoin, ele ainda é a principal em termos de capitalização de mercado e volume de negociação. As pessoas podem utilizar o bitcoin como um instrumento de investimento, uma reserva de valor similar ao ouro, ou uma forma de transferir valor pelo mundo, dependendo dos objetivos do usuário.

Por isso, chegou a hora de entendermos o que é Bitcoin, quais os detalhes da sua história, e como funciona essa moeda exclusivamente digital.

O que é bitcoin?

No final de 2008, os princípios que regem o Bitcoin surgiam em um white paper publicado online por uma pessoa ou grupo que se auto intitulava como Satoshi Nakamoto.

Lançado de fato em janeiro de 2009, a moeda Bitcoin e seu blockchain trouxeram uma alternativa na forma das pessoas lidarem com seu dinheiro, através de uma infraestrutura transparente e descentralizada

Ao contrário das moedas fiduciárias como o euro e o dólar, que dependem de órgãos emissores e fiscalizadores, a emissão do Bitcoin acontece sem a necessidade de instituições financeiras. Além disso, o Bitcoin oferece um nível mais alto de anonimato e acessibilidade.

Em sua morfologia, o termo ‘bit’ refere-se ao código ou dígito binário, e ‘coin’ significa ‘moeda’ em inglês. Portanto, o Bitcoin é uma moeda virtual utilizada via internet para realização de pagamentos, recebimentos, trocas e serviços em todo o mundo, de forma rápida.

Também traz como forte característica, sua utilização para fins de investimento, uma vez que se trata de um ativo volátil que oscila conforme a lei da oferta e da demanda.

Nakamoto desenvolveu dois conceitos fundamentais: a chave privada e o Livro Razão blockchain do Bitcoin. Essas moedas são guardadas e asseguradas por meio de uma chave privada, que basicamente são números e letras aleatórias, que abrem um cofre virtual com seus bitcoins. Cada chave privada tem seu registro na blockchain.

Graças à tecnologia Blockchain, o Bitcoin é mantido por uma rede mundial de computadores interligados e seus mineradores, que são remunerados em Bitcoins pela atividade realizada. Essa recompensa é ajustada de forma a manter a rede sempre atrativa para essas pessoas, garantindo o bom funcionamento da rede bitcoin.

O que é Bitcoin?

Como o bitcoin funciona?

Para entender como o Bitcoin funciona, é importante voltar à definição da rede P2P (peer-to-peer). Registros criptografados de transações, automatizadas em um banco de dados descentralizado ao redor do mundo, que é compartilhado de forma pública e segura.

Essa rede P2P (ponto a ponto), funciona conforme protocolo público e de código aberto apresentado por Satoshi Nakamoto, e realiza três tarefas fundamentais: processamento de transações entre os usuários, validação dessas transações e criação de novas moedas.

A criação de novos Bitcoins é conhecida como mineração, onde usuários emitem novas moedas na rede blockchain por meio da resolução de complexos problemas matemáticos, usando computadores de alto desempenho. No entanto, muitos optam por comprar Bitcoins diretamente de corretoras, uma vez que o processo de mineração pode ser custoso.

Para transferir um Bitcoin, você precisa obter a chave privada, que é equivalente a uma senha de banco. Qualquer pessoa pode solicitar a inclusão de uma transação.

Essas solicitações são então inseridas na sequência de dados do blockchain, um banco de dados compartilhado por todos os usuários, que validam os dados. As transações de Bitcoin são registradas em blocos, e a cada 10 minutos um novo bloco é adicionado à cadeia para armazenar as novas transações. Os novos blocos também carregam consigo, as informações dos blocos anteriores.

Nakamoto configurou a rede para que o número máximo de Bitcoins existentes nunca ultrapasse 21 milhões, garantindo uma de suas principais características, a escassez. A mineração dos últimos blocos do bitcoin, vai ocorrer, teoricamente, em 2140.

Investir em BTC é seguro?

Assim como demais investimentos no mercado, o Bitcoin possui seus próprios riscos, especialmente por ser uma moeda digital relativamente nova.  No entanto, o Bitcoin funciona em um sistema descentralizado, o que significa que seu código fonte é compartilhado com todos os servidores que executam a blockchain.

Cada um desses servidores detém uma parte da blockhain, dificultando muito qualquer tipo de ataque à rede.

Para conseguir hackear a blockchain do Bitcoin, seria necessário obter o controle de pelo menos 51% dos servidores, ou seja, mais da metade de todos os computadores que executam o programa. Por essa razão, a blockchain é uma das tecnologias mais seguras já inventadas.

É importante considerar que a segurança do Bitcoin também depende do cuidado dos usuários em proteger suas carteiras (wallets) contra invasões. Muitas vezes, as invasões ocorrem devido a descuidos dos próprios usuários, como expor suas palavras-chave de forma inadequada, facilitando os ataques.

Outro ponto fundamental é prestar muita atenção na escolha de uma corretora confiável, que ofereça segurança para suas moedas, caso deseje deixar seus ativos guardados na exchange. Aqui no Bitybank, sua segurança é nossa prioridade, com tecnologia de ponta, agilidade, e um atendimento premium para resolver qualquer dúvida.

O que é Bitcoin e como comprar?

Como comprar e vender bitcoin? 

Nos últimos anos o Bitcoin tem passado por momentos de grande oscilação, com valorizações expressivas, mas também grandes quedas. Seja como for, ambos cenários representam oportunidades de investimentos na moeda, que tem tido cada vez mais aceitação de empresas, e das pessoas em geral.

Saber o que é Bitcoin é o primeiro passo para entender como comprar e vender a criptomoeda. E sim, é perfeitamente possível comprar Bitcoin negociando sem intermediários, por exemplo, adquirindo de alguém que já possui a moeda digital. Porém, essa prática pode trazer alguns riscos nas trocas de valores entre pessoas desconhecidas.

Para reduzir riscos, surgiram as exchanges, que funcionam de maneira semelhante às corretoras tradicionais, mas operando com criptoativos. Negociar criptomoedas por meio de exchanges é uma ótima opção, pois essas plataformas organizam o mercado, reunindo compradores e vendedores em um único lugar e garantindo o sucesso da transação.

Escolher uma boa corretora é fundamental para ter tranquilidade ao investir em bitcoin. Aliás, o Bitybank traz toda a segurança necessária para os clientes, uma grande variedade de ativos além do bitcoin, as menores taxas do mercado. E isso, com toda praticidade para comprar, vender, enviar ou receber, e armazenar seus criptoativos.

Para aproveitar tudo isso, o primeiro passo é abrir uma conta e preencher os dados necessários para validar o cadastro. Em seguida, você deverá realizar uma transferência para a conta informada pelo Bitybank. Com o saldo em conta, já será possível negociar seus primeiros bitcoins.

Concluindo

O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada que opera na rede blockchain, garantindo segurança e transparência nas transações. A tecnologia da moeda se baseia em criptografia e protocolos matemáticos, o que permite transferências de valor de forma rápida e eficiente em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

O Bitcoin também possui características como a escassez, com um limite máximo de 21 milhões de unidades. Algo que já estava previsto em seu código fonte.

Uma das principais qualidades do Bitcoin é a sua autonomia em relação a instituições financeiras e governamentais, tornando-se uma alternativa de pagamento global e sem fronteiras. Além disso, a natureza descentralizada do Bitcoin proporciona maior segurança contra fraudes e interferências externas.

Muitos investidores veem o Bitcoin como uma oportunidade de investimento com potencial de valorização ao longo do tempo.

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, que tal aprender mais sobre o mercado cripto, lendo nossos outros conteúdos aqui no blog, e assim poder iniciar seus investimentos nesse mundo, com tranquilidade e segurança?

Abra sua conta no Bitybank, e faça parte do futuro da economia.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br