Lightning Network: o guia completo

Se você chegou nesse artigo, com certeza está se perguntando “Qual o jeito mais fácil de entender tudo sobre Lightning Network de forma simples?”. Bom, você veio ao lugar certo, pois aqui você vai encontrar o guia completo.

Antes de tudo, vale lembrar que a Lightning Network é uma solução para aumentar a escalabilidade do Bitcoin. Simplificando, é um jeito de termos transações rápidas e ridiculamente baratas de Bitcoin. 

Neste artigo vamos trazer informações muito importantes, explicando o que é a tecnologia Lightning Network, como ela funciona, quais as vantagens da Lightning e muito mais.

Banner laranjado e preto indicando para clicar e baixar o e-book

Mas o que é a tecnologia Lightning Network? 

A Lightning Network é um sistema construído com base na tecnologia Blockchain, permitindo transações instantâneas e mais baratas com o Bitcoin.

Criada por volta de 2016, ela tinha uma ideia simples: com o crescimento de transações do Bitcoin, o que acarretou processamento lento e alto custo das operações com a criptomoeda, a Lightning Network vem como uma resolução para esses problemas, focando na agilidade das transações.

Vamos começar lembrando que a Blockchain do Bitcoin (se você ainda tem dúvidas do que é Blockchain, é só CLICAR AQUI que a gente explica tudo) possui diversos blocos, que são a junção de várias transações em um “pacote”, ordenando todas as transações.

A formação de cada bloco leva, em média, 10 minutos.

Assim, se várias transações forem feitas usando a rede Bitcoin, os mineradores podem demorar muito para conseguirem completar toda a formação dos blocos. Isso gera horas de espera e taxas muito altas.

Então uma solução para esse problema pode ser a Lightning Network.

Como a Lightning Network soluciona os problemas da rede?

A Lightning Network trabalha com um sistema off-chain, isto é, nem tudo fica gravado na Blockchain (“off” é fora em inglês).

Então, dois usuários da rede Bitcoin podem abrir um canal de pagamento entre si, gravando apenas sua abertura (e talvez algum dia o seu fechamento) na Blockchain.

O sistema Lightning atua em um nível P2P (peer-to-peer). Nesse caso, quando duas pessoas criam um canal de pagamento entre suas carteiras, é possível realizar inúmeras transações, a qualquer momento.

Assim, dois usuários que tenham um canal aberto entre si podem enviar bitcoin um para o outro, sem que as transações entrem em contato com a Blockchain. Isso acontece de maneira muito veloz e, porque a transação não é validada pelos mineradores, evita taxas altas. Esse é o conceito da Lightning Network.

Lightning do Bitcoin

E os canais de pagamento?

Os canais de pagamento podem funcionar como um cofre de segurança, do qual duas pessoas possuem a chave.

Um exemplo: Gabriel pretende usar a Lightning Network para enviar criptomoedas para Letícia. Eles vão criar um canal de pagamento, de uma forma que Gabriel depositará 3 bitcoins no cofre e Letícia depositará 4.

Assim, o canal de pagamentos de Gabriel e Letícia possui uma liquidez de 7 bitcoins, de forma que eles podem movimentar esse dinheiro entre si como bem quiserem. 

Desse modo, supondo que Letícia envie 1 bitcoin para Gabriel e, depois, ele mande 2 bitcoins para ela, o saldo do canal será de 5 bitcoins para Letícia e 2 bitcoins para Gabriel. Uma vez que eles decidam parar de negociar entre si, esse saldo é registrado na Blockchain, o canal é fechado e cada um fica com seus bitcoins.

Além disso, terceiros podem usar o canal se ele permanecer aberto. Caso Lucas, que possui um canal aberto com Letícia, queira enviar bitcoins para Gabriel, ele pode usar o canal de Letícia, respeitando a liquidez dos canais.

Dessa forma, não é necessário abrir um canal com qualquer pessoa que você for enviar ou receber bitcoins. Além disso, existem muitas empresas e carteiras de Bitcoin que fazem o gerenciamento de canais automaticamente para o usuário, facilitando, e muito, a sua vida.

Conheça o Bitybank: O banco digital para você usar criptos nos dia a dia

Características da Lightning Network

Agora que já sabemos todo o conceito da Lightning Network, vamos entender quais são suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Pagamentos instantâneos usando BTC.
  • Redução de sobrecarga na rede Blockchain do Bitcoin.
  • Taxas bem mais baixas (muitas vezes menos que um centavo de dólar).

Desvantagens

  • É preciso uma conexão online (conectado à Internet) para utilizar Lightning Network.
  • Não é muito bom usá-la para altos valores (por causa da liquidez).

 

O que posso esperar da Lightning Network?

Como podemos notar, a Lightning Network é uma tecnologia que veio para facilitar a vida de todos. 

Atualmente, a rede já conta com mais de 80 mil canais abertos, mostrando uma constante e crescente adesão da tecnologia – muitos desses canais são abertos por empresas e carteiras de Bitcoin, facilitando para que o usuário final não precise abrir canais com várias pessoas.

Quando falamos de Lightning Network, é impossível não falar de El Salvador, o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como sua moeda oficial. Lá, eles começaram a utilizar a Lightning Network para realizar grande parte das transações em seus comércios locais, ajudando os investidores a pouparem muito dinheiro em taxas.

Vale lembrar que essa tecnologia está em constante evolução e que os próximos passos trarão muitas novidades.

Baixe o App Bitybank
Baixe o App Bitybank

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br