Será que você deve aceitar Bitcoin como pagamento em seu comércio? Caso a resposta seja sim, quais são as opções para tornar isso realidade?
Com o universo das criptomoedas se tornando cada vez mais comum, essas são perguntas que muitas pessoas têm feito. Porém, antes você precisa decidir se o Bitcoin de fato se encaixa no seu negócio.
A cada dia, mais e mais pessoas começam a se interessar e utilizar esse novo tipo de dinheiro digital. Sem dúvida, um público crescente, com enorme potencial e que as empresas não devem perder.
Além disso, começar a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas como pagamento é dar um passo à frente no que diz respeito ao uso de dinheiro digital e novas tecnologias, além de ampliar os mecanismos de recebimento em sua loja.
Se você já se perguntou como aceitar o Bitcoin como forma de pagamento no seu negócio, não se preocupe, vamos explicar para você como fazer isso.
O que você precisa antes de aceitar Bitcoin em seu negócio?
Assim como a Internet transformou nosso mundo, a tecnologia blockchain e o Bitcoin estão mudando a maneira como enxergamos e gerenciamos nossas finanças.
Desse modo, o Bitcoin tem se tornado cada vez mais importante para a economia mundial, especialmente em países que sofrem com a inflação.
Porém, mesmo com a popularidade desse criptoativo, que é tido por algumas pessoas como uma reserva de valor comparável ao ouro, ainda não é tão comum ver estabelecimentos aceitando o Bitcoin como pagamento.
Entretanto, ele pode se mostrar uma nova maneira de pagar por bens e serviços, com taxas muito mais baixas e que podem colocar o seu comércio em um mapa importante, que é o dos estabelecimentos comerciais inovadores que recebem pagamentos em criptomoedas.
O mais legal é que tudo isso está acontecendo agora. Então, você pode chegar na frente e fazer parte de uma verdadeira revolução financeira.
Os Benefícios de Aceitar Bitcoin como pagamento:
Se muitos clientes seus estão lidando com criptomoedas, por que não torná-las parte da sua empresa?
Aceitar Bitcoin no seu empreendimento tem relação com a identidade da sua marca, mostrando para potenciais clientes sua visão inovadora, corajosa e antenada com o futuro.
Um passo importante é entender qual o seu público, para saber as vantagens dessa adoção. Se a sua estratégia revelar um público que adora criptomoedas, aceitar o Bitcoin como pagamento em seu comércio pode fazer muito sentido.
Caso opte por aceitar Bitcoin como pagamento em seu negócio, também pode obter benefícios financeiros. Inegavelmente, criptomoedas possuem taxas de transação muito mais baixas, quando comparadas com métodos tradicionais de pagamento.
Seu pagamento é processado de forma rápida e sem a necessidade de intermediários durante o processo.
As Desvantagens de Aceitar Bitcoin como pagamento
Uma dúvida constante quando falamos de aceitar Bitcoin como pagamento se refere à volatilidade da moeda. Afinal, não dá pra saber exatamente como o Bitcoin irá se comportar de um dia para o outro, o que pode gerar desconforto por parte daquele que o recebe como pagamento.
Já tivemos casos onde o Bitcoin perdeu mais de 20% do seu valor em um mês, o que não é o melhor dos cenários para o dono de um negócio. Claro, a volatilidade também pode fazer o Bitcoin se valorizar, mas toda essa oscilação pode assustar.
Porém, não é porque você passa a aceitar Bitcoin como pagamento, que você necessariamente precisa guardá-lo. Certamente, se a volatilidade dessa moeda não é algo com o qual você queira conviver, há a possibilidade de converter o ativo para outra moeda da sua preferência, como o Real ou Dólar – você pode fazer isso com facilidade e segurança através do Bitybank.
Lugares que aceitam Bitcoin
Países e Cidades
Veja a seguir, alguns lugares que aceitam BTC no Brasil e no mundo.
Japão
O pagamento com Bitcoin por lá já é muito utilizado. Aliás, existem inclusive, alguns lugares no país, como Tóquio, que já pagam seus funcionários com Bitcoin.
Estados Unidos
O país com o maior número de usuários da criptomoeda. Sem dúvida, Nova York é um exemplo das cidades que mais aceitam Bitcoin no mundo.
Suíça
O país possui várias empresas de criptomoedas. De fato, grandes instituições financeiras aceitam pagamentos através de criptomoedas.
Alemanha
A Alemanha fez a regulamentação do mercado de criptomoedas em 2018. Só para ilustrar, você consegue conhecer vários locais no país como restaurantes, cervejaria e até mesmo o festival Oktoberfest utilizando Bitcoin.
Sites e lojas que aceitam Bitcoin
Hoje em dia já existem muitos sites que aceitam Bitcoin como pagamento.
Overstock.com
Foi em 2014 que a Overstock passou a aceitar essa criptomoeda como forma de pagamento. Sendo assim, esse site foi o pioneiro em Bitcoin no universo digital.
AT&T
A terceira maior empresa de telefonia do mundo anunciou que aceita Bitcoin para pagamento de contas. Dessa forma, ela se tornou a primeira grande operadora a aceitar a moeda digital.
Unicef
Em 2019, a Unicef se tornou a maior instituição de caridade a aceitar Bitcoin como doação.
Subway
A popular cadeia de sanduíches passou a aceitar Bitcoin como pagamento em algumas franquias espalhadas pelos EUA e Alemanha.
Microsoft
O gigante da tecnologia também aceitou o Bitcoin como pagamento dos produtos da sua loja.
WordPress
O WordPress aceita o Bitcoin como pagamento há muitos anos, podendo também ser usado para adquirir pacotes de criação, plugins, modelos e mais.
Lojas brasileiras que aceitam Bitcoin como pagamento
A seguir, alguns exemplos de lojas no Brasil, dos mais diversos segmentos, que aceitam Bitcoin como pagamento.
- Hostinger – Hospedagem de Websites
- Q2 Informática – Serviços de TI
- QueroVinho – Loja Virtual de Vinhos
- CodeTrends – Desenvolvimento Web e Marketing Digital
- Agência BMweb – Agência de Marketing Digital
- Negalize – Produtora Digital
- Pousada Luzes de Geribá – Pousada em Búzios
- Hostel Giramondo – Hostel em São Paulo
- Instituto do Gesto Bom – Instituto Social
- GoSkate – Loja Virtual de Skate
- Kripto BR – Revendedora de wallets
- Renova Pele – Clínica de Estética em Jundiaí
- BitVagas – Vagas de Emprego para Usuários de Bitcoin
- Comédia Stand-Up – Ingressos de Comédias Stand-up
- Alquimia Orgânica: vendas de produtos orgânicos (Lagoa Santa/MG)
- Trapista Hamburgueria e Cervejaria: Curitiba/PR
- Clube Turismo: prestação de serviços de turismo (online)
- Wayne Tattoo: estúdio de tatuagem (São Paulo/SP)
Leia também:
Banco cripto : o que é e suas vantagens
Como aceitar Bitcoin no seu comércio?
O primeiro passo para aceitar Bitcoin como pagamento é criar uma carteira de criptomoedas. Chamadas de Wallets, essas carteiras digitais te permitem guardar diferentes tipos de criptomoedas, por exemplo Bitcoin, Ethereum e Tether.
Se trata de um ambiente virtual, como se fosse uma conta bancária, porém, criada na rede blockchain (tecnologia responsável por criar as moedas virtuais).
Essas carteiras digitais possuem chaves – uma senha muito segura – que dão acesso aos seus criptoativos. A saber, existem dois tipos de chaves: as públicas e as privadas.
As chaves públicas são usadas para envio e recebimento, como uma espécie de endereço, ou chave Pix. Porém, as chaves privadas funcionam como sua senha sua senha, tornando suas moedas seguras e acessíveis somente por você. Desse modo, elas não podem ser repassadas a ninguém.
Neste caso, para o seu negócio, a primeira opção (chave pública) é a que você deve disponibilizar para seus clientes.
Então, quando alguém realizar uma compra em seu estabelecimento, usando criptomoedas, o valor será transferido para a sua carteira (Wallet). Posteriormente, você poderá trocar suas criptomoedas por Reais, através do Bitybank.
Existem atualmente carteiras que são capazes de guardar mais de um tipo de criptomoeda. Ou seja, cada carteira funciona atendendo a diferentes interesses.
Alguns itens devem ser analisados, para você escolher o melhor tipo de carteira: sistema operacional, ter conhecimento sobre Bitcoin, pensar nos recursos que você irá precisar. Para entender mais sobre Wallets, CLIQUE AQUI.
Você deve aceitar Bitcoin no seu estabelecimento?
Essa deverá ser a principal pergunta que você precisa responder. Depois de entender seu público, as vantagens e os processos para aceitar Bitcoin, você já estará alguns bons passos à frente para trazer essa inovação, sempre de acordo com seus interesses e entendendo o potencial dessa alternativa.
Porém, é inegável que muitos possuem opiniões divididas sobre criptomoedas. Decerto, algo normal quando falamos sobre novas tecnologias.
Aliás, quando surgiram as primeiras maquininhas de cartão, já presenciamos uma grande mudança na forma de fazer negócios no Brasil.
O que dizer então dos cheques, que continuam sendo utilizados em situações bem específicas? Porém, as chances de ver uma dessas folhas, ainda mais para as gerações mais recentes, é quase zero.
Além disso, temos hoje a tecnologia de pagamento por aproximação, onde o cartão algumas vezes já nem é mais necessário, utilizando apenas um smartphone.
Então, estamos dizendo que o mundo está em constante mudança, em todos os setores, e com o financeiro não é diferente. Um passo natural, possível graças às novas tecnologias.
Dessa forma, você pode dar esse passo, rumo à inovação, através das criptomoedas, sintonizando seu negócio ao futuro da economia, saindo na frente, dando visibilidade à sua marca em um mercado que tem crescido de forma exponencial.
Não deixe de aproveitar essa oportunidade e já se posicione para o futuro.
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br