Investir em criptomoedas

Investir em Criptomoedas em 2024: 10 dicas de sucesso

O ano de 2022 foi difícil para muitos brasileiros, e um dos mais complicados da história para as criptomoedas. Porém, 2023 tem se mostrado um ano extremamente positivo, com grande recuperação do mercado, apesar de apertos regulatórios vistos ao redor do mundo. Assim, fica a pergunta, como e porque investir em criptomoedas em 2024?

A principal criptomoeda, o bitcoin, apresentou em 2022 uma desvalorização superior a 60%. Para as demais criptomoedas, o cenário foi parecido, com a maioria delas, como Ethereum, Cardano, e Solana, enfrentando perdas semelhantes ou ainda maiores.

O que temos visto acontecer no ano de 2023 é uma situação oposta, onde o bitcoin apresenta uma valorização superior a 100%. E da mesma forma observada no ano anterior, o restante do mercado tende a acompanhar essa movimentação, agora positiva. Um grande destaque para a Solana, que valorizou mais de 400%!

As dificuldades sentidas por esse setor em 2022 podem ter assustado, mas sabemos que a volatilidade é algo muito comum nesse mercado, e que muitas pessoas continuam a buscar alternativas para entender onde investir seu dinheiro, e aproveitar as criptomoedas.

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o melhor investimento, vai depender muito do seu perfil de investidor. Dessa forma, existem produtos mais indicados de acordo com seus objetivos, prazos e níveis de tolerância ao risco.

Ter uma boa orientação inicial permite que o investidor estabeleça relações sólidas, saudáveis, e de longo prazo com os investimentos.

E algumas dicas podem fazer esse caminho ser mais simples. Assim sendo, o Bitybank preparou esse guia a fim de detalhar cada etapa para aqueles que desejam começar a investir em criptomoedas, com consistência ao longo do ano. Confira:

Fundo branco com homem branco sorrindo segurando cartão Bitybank em uma mão e um café na outra.

Porque devo investir em criptomoedas em 2024?

A primeira coisa a fazer, antes de embarcar em qualquer projeto, é entender o porquê de começar a investir.

Se você deseja comprar uma casa, um carro, viajar, ter seu próprio negócio, ou se aposentar de forma tranquila, você vai precisar de dinheiro.

As pessoas, de forma geral pensam em um futuro tranquilo, porém não investem para que isso se torne realidade. Mas buscar a independência financeira pode ser a solução para garantir um futuro sem preocupações.

E o mercado de criptomoedas apresenta um potencial incrível, sendo responsável pela capitalização de quase 3 trilhões de dólares em 2021.

Os criptoativos deixaram de ser uma modalidade restrita a investidores institucionais, e têm se tornado cada vez mais populares para o público geral.

Então, vamos apresentar agora, algumas dicas para ajudar em seu planejamento, de forma que possa aproveitar essas alternativas de investimento da melhor forma.

10 Dicas para investir em criptomoedas em 2024

Entender como investir em criptomoedas, e começar de fato, não requer muito dinheiro, mas exige um bom planejamento. Seguir alguns passos fundamentais podem ser o caminho para seu sucesso nos investimentos.

1- Defina suas Metas.

Antes de definir os ativos que estarão em sua carteira de investimento, você deve ter em mente os seus objetivos. Então, pense o que você deseja fazer com o dinheiro. Comprar um carro? Um imóvel? Estudar? Viajar? Tudo isso deve ser considerado.

Entender a finalidade do capital que está sendo investido irá ajudar a manter o foco, e a disciplina. Essas metas devem ser claras, para facilitar todo o planejamento.

Mas curiosamente, essa é uma das etapas mais negligenciadas por quem está começando, o que pode impactar de forma negativa nos primeiros aportes, e até mesmo afastar as pessoas dos investimentos.

2- Para investir em criptomoedas, Poupe.

Pode parecer óbvio, mas para começar a investir é necessário poupar. Conseguir guardar uma certa quantia de dinheiro ao longo do tempo, e de fazer aportes cada vez maiores em seus investimentos fará com que tenha retornos cada vez melhores.

Você precisa ter um capital inicial para investir, que não precisa ser grande. No Bitybank, por exemplo, você consegue investir com menos de R$ 10, de forma simples e segura.

Mas poupar não é fácil, e exige comprometimento, além de um bom planejamento financeiro. Conhecendo bem suas receitas, e gastos, será possível elaborar uma estratégia de investimento adequada à sua realidade.

3- Identifique o seu perfil de investidor.

O perfil de cada investidor está relacionado à maneira como as pessoas lidam com o mercado. A saber, relações sobre tempo de retorno, idade, objetivos, apetite e tolerância ao risco, entre outros fatores.

De forma geral, existem três perfis de investidor:

Perfil conservador

Investidores com perfil conservador dão preferência à segurança, direcionando grande parte de seus aportes aos projetos de menor risco.

Normalmente, são novos no mundo dos investimentos, ou pessoas de idade mais avançada.

Perfil moderado

Os investidores com perfil moderado têm preferência pela segurança, mas já estão dispostos a correr alguns riscos, visando maior rentabilidade.

Geralmente são pessoas que possuem nível um pouco mais avançado de mercado, e já possuem algum patrimônio, além de serem mais maleáveis em relação aos prazos de retorno.

Perfil arrojado

Aqui encontramos os investidores com maior exposição ao risco. São pessoas que entendem bem a dinâmica do mercado, assim como seus ciclos. Também compreendem situações de perdas em curto prazo, assim como a possibilidade de reversão desse cenário em momentos futuros.

Identificar seu perfil é importante pois te dará um norte em relação aos investimentos e objetivos. O importante é que esses objetivos sejam alcançáveis, mas também representem um desafio.

4- Invista somente a quantia que puder perder.

Em qualquer investimento é preciso ter cuidado. Com as criptomoedas não seria diferente. É preciso entender que esse é um mercado de renda variável, que pode dar grandes retornos financeiros, e ao mesmo tempo, pode trazer perdas expressivas. 

Invista de forma consciente, sem jamais comprometer sua renda.

5- Comece com segurança, através do Bitcoin ou Ethereum.

O mercado de criptomoedas é muito extenso, com inúmeros projetos surgindo, e sumindo, a cada dia. Atualmente, existem mais de 20 mil projetos ativos, com diferentes objetivos.

Mas, começar nesse mercado apostando em criptoativos novos, que surgem como grandes promessas, pode ser arriscado. Claro que existem ótimas oportunidades, mas para alguém que está começando, pode não ser a melhor estratégia.

Nesse caso, o ideal é começar pelos projetos mais famosos e fomentados do mundo cripto. Em suma, moedas que já existem há um bom tempo, e apresentam bom desempenho ao longo de seu desenvolvimento. 

Temos nessa perspectiva, o Bitcoin e Ethereum, que possuem confiança do mercado, e são atualmente, as duas criptomoedas de maior capitalização entre todas. Confira mais detalhes no texto sobre Como investir em Bitcoins.

6- Crie estratégias para manter a consistência dos investimentos.

Após começar a investir, uma outra grande questão, é conseguir manter a constância dos aportes. Afinal, a falta de planejamento financeiro, ou o medo de investir no momento errado, pode fazer com que essa consistência seja fortemente reduzida. 

Ter uma estratégia que permite comprar um pouquinho a mais, todo mês, ajuda as pessoas, criando nelas o hábito de investir

Uma boa estratégia de mercado, que auxilia a reduzir a incerteza de investir no momento correto, e ajuda novos investidores com a organização e planejamento é a Estratégia DCA (Dollar Cost Averaging).

7- Pense a médio e longo prazo.

Claro que a intenção de investir é obter retorno financeiro. Mas não significa que será imediato. Na verdade, muitos projetos podem demorar anos para dar o esperado lucro.

É necessário entender que esse mercado tem como característica inerente, às fortes oscilações no curto prazo. Dessa forma, deve ser avaliado o potencial de ganhos a médio e longo prazo

Entendendo essas variações, você conseguirá trabalhar melhor sua estratégia, e seu emocional, para atravessar os momentos de baixa, de forma tranquila.

8- Seja realista ao investir em criptomoedas.

Aqui vai uma dica simples, mas muito importante para quem está começando a investir. Ser realista com seus investimentos pode evitar muitas dores de cabeça

Projetos milagrosos, com rentabilidade muita alta, em um período muito curto. Quem nunca viu algum anúncio desse tipo?

Isso não significa que alguma criptomoeda não possa surpreender e valorizar de um dia para o outro. Mas são coisas que não acontecem a todo momento.

É necessário ter paciência, e entender que nem tudo será tão rápido. Oportunidades irão surgir toda hora, mas as escolhas devem ser feitas sempre de maneira consciente

09- Diversifique e acompanhe seus investimentos.

Após um tempo investindo, com disciplina e uma boa estratégia, pode ser a hora de começar a diversificar seu patrimônio. Decerto, essa estratégia pode ajudar com uma boa relação de risco e retorno da sua carteira. 

Porém, pode não ser a mais fácil das tarefas, uma vez que exige um tempo de estudo, maior entendimento do mercado, e mais capital para investir.

Ao diversificar seus ativos, você pode estar reduzindo a volatilidade da sua carteira. Isso pode representar, no médio e curto prazo, a redução de perdas com alguma situação de baixa do mercado.

E os criptoativos apresentam muitas possibilidades de diversificação. Por exemplo, as moedas estáveis (Stablecoins) atreladas por exemplo, ao dólar americano, ou também ao ouro, projetos que envolvem diferentes modalidades de jogos, metaverso, NFTs, entre tantos outros. 

São muitas alternativas, e a dica é: faça sua pesquisa. Entenda a finalidade do projeto, quem são seus desenvolvedores, o que a comunidade fala a respeito, para depois, decidir entrar ou não.

10- Esteja sempre atualizado sobre o mundo cripto.

Estude o mercado sempre que possível. Em primeiro lugar, procure saber o que está acontecendo, as novidades, atualizações e tecnologias. Além disso, busque canais informativos, outros investidores, e páginas de credibilidade. 

As criptomoedas são muito diferentes do mercado tradicional de investimentos. Seu comportamento, as situações que refletem para bem ou para mal, o surgimento de novos projetos todo dia. 

São muitas informações, e acompanhar tudo o que acontece não é uma tarefa fácil. Mas é importante, para que você consiga tomar as melhores decisões em cada aporte. 

Qual a importância de investir em criptomoedas em 2024?

Entrar para o mercado de criptomoedas, e dar início a uma trajetória nos investimentos pode assustar no início, mas com calma, planejamento, e estudo, vai se tornando mais simples. Entenda o porquê de estar fazendo isso, e a importância para o seu futuro.

Quando um investimento é feito de forma consciente, é possível garantir fontes de renda extras, e uma vida mais tranquila. Portanto, esse deve ser um exercício contínuo, na busca pelo conhecimento, e autonomia financeira.

Conte com o time do Bitybank para aprender mais sobre o mercado de criptomoedas, e estratégias de investimento, e dessa forma, faça o melhor investimento. Acesse nosso Blog e confira outros conteúdos.

Com o conhecimento necessário, investir em criptomoedas pode ficar muito mais fácil. Abra sua conta grátis e invista nas principais criptos do mercado.

Baixe o App Bitybank
Baixe o App Bitybank


Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br