A mineração de criptomoedas ganhou fama nos últimos tempos juntamente com o mundo dos ativos digitais. Mas você sabe o que é e como funciona a mineração digital?
No artigo de hoje iremos discutir este tipo de mineração e também apresentar um guia para você que deseja começar nesta atividade.
- O que é Mineração de Criptomoedas?
- Tipos de mineração de criptomoedas
- Como Funciona a Mineração de Bitcoin?
- Blockchain e o Papel dos Mineradores
- Passo a Passo para Começar a Minerar Bitcoin
- Como Calcular a Rentabilidade da Mineração
- Quais os equipamentos necessários para minerar cripto?
- Vale a pena minerar Bitcoin e outras criptomoedas?
- Ganhe Bitcoins e outras criptos com as facilidades Bity
O que é Mineração de Criptomoedas?
A mineração de criptomoedas é o processo pelo qual transações de criptomoedas são verificadas e adicionadas a um registro digital que chamamos de blockchain. Dessa forma, é possível ter um histórico de todas as operações, garantindo a veracidade delas.
A mineração também é responsável pela emissão de novos tokens, para o Bitcoin por exemplo, é um processo rentável por permitir que os validadores emitam BTCs, além de receberem taxas das transações que adicionam.
Criptomoedas promissoras para 2024
A Evolução da Mineração de Bitcoin
Desde sua criação em 2009, a mineração de Bitcoin passou por diversas fases. Inicialmente, qualquer computador conseguiria minerar. Mas como o algoritmo se torna mais pesado com o tempo, nasceu a necessidade de ferramentas adicionais.
Hardwares mais especializados como os Application-Specific Integrated Circuits (ASICs) passaram a ser usados. Os mineradores também passaram a se juntar em grupos, chamados pools, para somar suas forças e dividir as recompensas.
Nota-se que o algoritmo do Bitcoin se torna mais difícil propositalmente, para que a emissão de novos BTCs não ocorra de maneira desenfreada, evitando a inflação e mantendo seu valor.
Ganhar criptomoedas: é possível receber bitcoin grátis?
Tipos de mineração de criptomoedas
Existem várias formas de mineração de criptomoedas, que dependem do tipo de mecanismo de consenso que elas usam. Inclusive, é comum utilizar o termo “validação” como sinônimo de mineração e vice-versa, mesmo que não seja necessariamente verdade.
NOTA: Mecanismo de consenso é o conjunto de regras que definem a validade de uma operação na blockchain
Os tipos mais comuns são Prova de Trabalho (Proof-of-Work), que utiliza mineração, e Prova de Participação (Proof-of-Stake), que utiliza validação. Veremos um pouco mais sobre os dois à frente.
Histórico de valorização do Bitcoin ao longo dos anos
Mineração de Altcoins
Chamamos de Altcoin qualquer criptomoeda que seja uma alternativa à criptomoeda original (o Bitcoin), como Ethereum e Solana. O processo de “mineração” na maioria das altcoins depende da quantia de tokens que você dispõe no staking, validando a rede.
NOTA: Staking é uma forma de investimento de prazo fixo, onde você prende uma quantia de tokens por um certo tempo e ganha juros com base nessa quantia.
TUDO sobre os tipos de criptomoedas
Mineração em Nuvem
Caso você não possa ou não queira adquirir uma peça exclusiva para mineração, considere a Mineração em Nuvem. Com ela, você pode alugar hardware, eliminando a necessidade de compra e manutenção da ferramenta.
Empresas de mineração em nuvem oferecem contratos onde usuários pagam por certa quantia de poder de processamento e recebem parte das recompensas da mineração equivalente a este processamento.
11 Criptomoedas de inteligência artificial para conhecer hoje!
Prova de Trabalho (PoW) vs. Prova de Participação (PoS)
Prova de Trabalho é o mecanismo usado pelo Bitcoin. Nele os mineradores resolvem problemas matemáticos complexos para registrar informações na rede. Este tipo de consenso considera que a dificuldade de processamento determina sua veracidade, recompensando quem “trabalha mais pesado”.
Já a Prova de Participação é usada por várias altcoins com algumas alterações entre elas. Na PoS, validadores são escolhidos aleatoriamente para criarem blocos e “apostam” seus tokens para fazer isso, sendo recompensados com base nesses tokens.
Essa “aposta” é uma garantia que o validador estará bem intencionado, caso contrário, seus tokens serão confiscados.
Guia Completo sobre Bull Market e Bear Market
Mineração Solo vs. Mineração em Pool
Mas o que compensa mais, minerar sozinho ou em grupo? Como sempre, depende. Minerar sozinho é consideravelmente mais difícil, mas também garante mais retornos.
Já minerar em grupo facilita a criação de blocos na blockchain ou “achar o ouro” se preferir de forma mais lúdica. Mas você terá que dividir as recompensas com todos os participantes que contribuíram com seu poder de processamento.
Lembre que minerar é um processo para saber quem resolve um algoritmo. Ter a ajuda de companheiros aumenta suas chances de achar uma resposta.
Como ganhar dinheiro com Bitcoin?
Como Funciona a Mineração de Bitcoin?
A mineração de Bitcoin funciona através de operações matemáticas complexas que possuem resultados que conectam as informações da rede.
A única forma conhecida de achar esses resultados é por tentativa e erro, recompensando quem os acha com BTCs, dentre outras particularidades, vejamos mais algumas delas.
Guia Play to Earn + 9 TOP jogos de criptomoedas
O que é hash, hashSHA-256 e como funcionam?
O Bitcoin também utiliza o hash, uma função matemática que converte um arquivo, neste caso as informações de um bloco, em um código menor formado por letras e números.
Já SHA-256 é um algoritmo de hash usado pelo Bitcoin. Esse algoritmo é o conjunto de passos necessários para criptografar a entrada de dados, neste caso, para um tamanho fixo de 256 bits (256 zeros e uns).
Nota-se aqui que os resultados das operações matemáticas anteriores são o próprio hash de 256 bits, que consegue conectar os dados do bloco.
Lei de criptomoedas: quais são e o que muda?
Diferença entre Mineração de Bitcoin e Outras Criptos
A principal diferença da mineração entre Bitcoin e outras criptomoedas está nos algoritmos utilizados. Bitcoin utiliza o SHA-256 com PoW, enquanto Ethereum utiliza um sistema PoS criado por conta própria.
Como as criptomoedas utilizam algoritmos um pouco diferentes, elas têm necessidades computacionais diferentes, o que pode influenciar na eficiência da sua mineração e validação.
8 Memecoins promissoras para investir em 2024
Blockchain e o Papel dos Mineradores
Independente de algoritmos ou necessidade computacional, os mineradores possuem um papel fundamental na sustentabilidade dos ecossistemas de blockchain. Vejamos alguns de seus principais papéis.
Emitir novos bitcoins
No caso do Bitcoin, por exemplo, um novo bloco de informações é adicionado a cada 10 minutos. O minerador responsável por adicionar o bloco ganha o direito de emitir novos BTCs para si.
Dessa forma, os mineradores aumentam a circulação de tokens, alimentando as necessidades do mercado e mantendo-o ativo. Hoje, cada bloco gerado emite 3,125 BTCs, mais de R$1 milhão!
Validar novas transações
Mineradores também são os responsáveis por garantir que as blockchains continuem em funcionamento. Cada bloco minerado está recheado de transações validadas pelos mineradores, garantindo a legitimidade de cada uma delas.
Eles ainda recebem uma recompensa financeira, na forma de taxas pagas pelos usuários, por este serviço prestado.
Proteger a rede
São ainda responsáveis por proteger a rede de ataques, principalmente aqueles que ocorrem dentro da rede. Em teoria, é possível que uma única pessoa consiga mais de 50% do poder de processamento total da rede.
Se isso acontecer, seria possível manipular a rede como bem entender. Assim sendo, quanto mais mineradores participam da rede maior a dificuldade de obter o poder necessário para o ataque.
Brasileiros e outras pessoas que ficaram ricas com Bitcoin
Passo a Passo para Começar a Minerar Bitcoin
Agora que já conhecemos o plano de fundo do mundo da mineração de Bitcoins, vejamos o que é necessário para começar a procurar pelo ouro digital.
Escolha o Hardware apropriado
Hardware apropriado é essencial. Os mais recomendados são os ASICs, por apresentarem melhor custo benefício em comparação com processadores e GPUs tradicionais. Considere fatores como consumo de energia, resfriamento e disponibilidade de suporte técnico na hora da compra.
Obtenha uma Carteira Digital
Uma carteira digital será necessária para armazenar as recompensas de sua mineração. Existem diversos tipos de carteiras digitais. Além disso,existem plataformas descentralizadas que também promovem o armazenamento seguro. Considere a segurança e facilidade de uso que mais se encaixam para o seu perfil.
Instale Software de Mineração
O software de mineração é o responsável por conectar seu hardware à blockchain para mineração e a pool de mineradores. Existem vários softwares no mercado, como EasyMiner e CGMiner. Escolha um que você se sinta seguro de manusear.
Participe de uma Pool
Quanto à pool de mineração, algumas das mais populares são Slush Pool e Antpool, cada uma com suas próprias estruturas, analise a que faz mais sentido para você, caso opte por uma.
Configure e Inicie a Mineração
Quando já tiver hardware, carteira e software, configure sua estação com endereço do servidor, login e senha etc. Monitore seu desempenho, temperatura e consumo de energia para garantir que opera de maneira segura.
Como Calcular a Rentabilidade da Mineração
Existem vários fatores a considerar na hora de calcular a rentabilidade da sua mineração. Além do custo de hardware, lembre-se de considerar os custos adicionais de energia elétrica, a dificuldade da rede e o preço da sua cripto.
Coloque tudo na ponta do lápis e veja se as recompensas recebidas estão bancando os custos extras, ficando atento às flutuações de preço do token minerado. Existem algumas calculadoras online que podem te ajudar nessa tarefa.
Como investir em Bitcoin no Brasil?
Quais os equipamentos necessários para minerar cripto?
Equipamentos recomendados para uma boa mineração incluem:
- ASICs de mineração ou equivalentes (como GPUS) para a cripto que você está minerando. Opte preferencialmente por aqueles projetados especificamente para esta função.
- Fontes de energia suficientes e estáveis. A mineração é uma atividade intensa em termos de energia. Uma boa fonte de energia garante o funcionamento prolongado.
- Sistemas de resfriamento para combater a grande quantidade de calor gerado pelo hardware. Um bom sistema de resfriamento garantirá uma atividade mais prolongada e sem danos ao equipamento.
- Software de mineração adequado. Um bom software quando bem configurado será completamente compatível com seu hardware e irá extrair seu potencial máximo, coordenando cada uma de suas peças com perfeição.
Passo a passo para analisar criptomoedas
Vale a pena minerar Bitcoin e outras criptomoedas?
A mineração de Bitcoin e outras criptomoedas pode ser uma boa fonte de renda quando bem planejada e feita corretamente. Considere sua disponibilidade de tempo para gerenciar essa atividade e realize uma análise minuciosa antes de dar um grande passo.
Ganhe Bitcoins e outras criptos com as facilidades Bity
E quando decidir por dar este grande passo, aproveite as facilidades que só o BityBank pode te oferecer! Com nosso cartão virtual você pode realizar compras com reais, bitcoins e outras criptomoedas e ativos digitais!
Aproveite ainda o nosso cashback de até 10% no primeiro mês de uso! Contamos com atendimento especializado 24h para sua conveniência. Bitcoin e outras criptomoedas é com o BityBank!