Investimento em Bitcoin

Investimento em Bitcoin: por onde começar?

O Bitcoin é um ativo que apresenta grande valorização desde a sua criação, e por isso chama muita atenção de novos investidores logo de cara. Porém, saber como dar inicio ao investimento em bitcoin, e outros detalhes de como investir nesse mercado ainda são questões a serem melhor compreendidas.

Então é normal que nesse processo apareçam perguntas do tipo: Como funciona o Investimento em Bitcoin? Como entender esse mercado? Como e quando começar? Quais estratégias posso adotar?

Não se preocupe, a gente vai te explicar.

Primeiramente, antes de começar a falar sobre investimento em criptomoedas, vamos entender rapidamente o que é a moeda digital mais comentada do mundo.

Fundo preto com a criptomoeda Bitcoin (BTC) em laranja na lateral da imagem.

O que é Bitcoin?

Nada mais que a primeira criptomoeda do mundo, o Bitcoin é a criptomoeda com maior capitalização de mercado, ou seja, ele também é a maior cripto do mundo.

Seu criador é desconhecido, mas atende pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Ao desenvolver o bitcoin, ele criou uma moeda totalmente descentralizada, ou seja, não é controlada por terceiros e tem seu valor totalmente regulado pelo próprio mercado.

Por que Bitcoin faz tanto sucesso?

Além de ser a primeira moeda digital do mundo, o Bitcoin, desde sua criação, vem com uma taxa de crescimento incrível. A saber, ele já valorizou mais de 8000% o seu próprio valor, desde quando foi criado.

Investimento em bitcoin - Gráfico ao longo dos anos
Gráfico de valorização do bitcoin

Essas valorizações ocorrem pelo fato de ser uma moeda totalmente disruptiva e deflacionária: existe um número limitado da moeda; serão criadas no total 21 milhões de bitcoins.

É possível ganhar dinheiro com seu investimento em Bitcoin?

Quem acompanha o mercado há um tempo, já se fez essa pergunta pelo menos uma vez.

A resposta é sim, é possível ganhar dinheiro com Bitcoin! Então vamos conferir algumas maneiras que podem te ajudar a ganhar dinheiro com esse ativo:

Minerar Bitcoin

Um dos processos mais conhecidos no mercado. Contudo, minerar Bitcoin é um método que exige um certo nível de investimentos para valer a pena.

A mineração é o processo para criar novos bitcoins, a partir da resolução de problemas matemáticos, que exigem computadores mais caros para serem resolvidos, conhecidos como ASICS.

A pessoa responsável pela mineração recebe bitcoins como recompensa pelo seu trabalho.

Além do gasto com hardwares, é preciso levar em conta o custo da energia, pois o processo de mineração demanda bastante energia. Por isso, a mineração de bitcoins só compensa quando realizada de maneira profissional – existem grandes empresas que trabalham com isso.

Investimento em Bitcoin

Um dos métodos mais indicados para iniciantes. Nesse tipo de prática, o investidor vai fazendo constantes investimentos na moeda, enquanto aguarda a sua valorização.

Nesse caso, é necessário ter calma e paciência, considerando que às vezes há uma certa demora no mercado para altas de preço.

ter uma boa e sólida estratégia de investimento pode fazer toda a diferença.

Negociações de criptomoedas (trade)

Outra maneira bastante conhecida de ganhar dinheiro com Bitcoin é através da negociação da moeda. A saber, esse método consiste em comprar o bitcoin por um valor mais baixo e vender por um valor mais alto.

Uma estratégia para pessoas que já estão a mais tempo no mercado de criptomoedas, e entendem um pouco sobre sua dinâmica.

Leia mais:

Criptomoedas – Saiba tudo sobre elas!

Estratégias para seu investimento em Bitcoin

Por ser um mercado volátil com muitas oscilações, é necessário fazer alguns estudos e entender como o mercado funciona.

Justamente por isso, é importante conhecer e adotar algumas estratégias para se investir, que podem acabar te ajudando. Vamos conferir algumas:

Investimento em bitcoin - Estratégias

Buy and Hold

É uma estratégia muito utilizada e divulgada pelo famoso investidor Warren Buffett.

Ela consiste em comprar Bitcoin ou outro ativo, e mantê-lo guardado por muito tempo, às vezes anos, e aguardar sua valorização ao longo do tempo.

A estratégia muitas vezes é chamada apenas de “HODL” pela comunidade cripto, uma referência a uma certa vez que um usuário de um fórum sobre Bitcoin escreveu HODL ao invés de HOLD.

Essa técnica é voltada para investidores que têm como prioridade a valorização do ativo a longo prazo.

DCA

O DCA ou Dollar-Cost Averaging é uma estratégia que traz constância nos seus investimentos. 

O método consiste em investir a mesma quantia todo dia/semana/mês/ano, e assim o preço médio acaba sendo reduzido.

Essa estratégia é muito boa tanto para momentos de queda quanto de alta, te ajudando a aproveitar as melhores oportunidades do mercado, se protegendo da volatilidade das criptomoedas e melhorando seu preço médio a longo prazo.

Índice de Medo e Ganância

Também conhecido como Fear & Greed Index, o Índice de Medo e Ganância é um ótimo indicador que pode te ajudar a tomar decisões sobre compra e venda de suas criptomoedas.

De forma geral, ele ajuda a entender se o mercado está com muito medo ou se está positivo quanto ao investimento em Bitcoin.

Se o mercado estiver com muito medo, pode significar um bom momento para se investir, considerando que os preços estão mais baixos para compra.

Em contrapartida, se o mercado estiver ganancioso, ele acredita que o valor da moeda subirá cada vez mais, o que leva muita gente a comprar e o preço a subir. Por isso, esses momentos podem ser bons para venda.

Vale dizer que esse índice é apenas um indicativo de mercado e não deve ser interpretado como recomendação de compra ou venda. Ademais, o intuito deste artigo é completamente educacional.

Método 50/30/20

Um método bastante simples, que ajuda muitos investidores a manterem sua saúde financeira é o 50/30/20 – e suas variações.

Como em todo investimento, é necessário ter uma boa estratégia

Alguns investidores do mercado utilizam essa tática para saber quanto investir em Bitcoin mensalmente, sem se perder nas suas contas.

A ideia é que a pessoa, ao receber seu salário, destine-o da seguinte maneira: 50% com seus gastos fixos, 30% com gastos variáveis e 20% com investimentos.

Essa porcentagem pode ser alterada de acordo com seus ganhos e estilo de vida. Assim, o importante é seguir a estratégia que você montou.

E quando começar seu investimento em Bitcoin?

Com certeza essa é uma pergunta que ronda a cabeça de muitos investidores iniciantes: como saber o momento certo de começar a investir em Bitcoin?

Portanto se até o momento você não tinha muita noção de como entrar e entender esse mercado, nesse post já vimos algumas estratégias para praticar seus investimentos. 

Sabemos que muitas vezes a moeda já apareceu na mídia, principalmente falando de seus recordes de valorização. Inegavelmente, isso gera um certo medo de “ter perdido o timing”, e até quem entra acaba em algum momento vivendo um momento de baixa, devido às variações do mercado, achando até que errou 100% o momento.

No caso, é muito difícil prever exatamente o momento de variação do Bitcoin. Então, o importante é começar e seguir o que está acontecendo no mercado.

Sempre existem oportunidades de investir em Bitcoin e há uma famosa frase que diz: “o melhor momento de investir em Bitcoin é sempre 5 anos atrás”.

Pensando que o Bitcoin é um investimento de longo prazo, não tem porque ficar de fora.

Por onde fazer meu investimento em Bitcoin?

Enfim, para começar a investir na moeda, você pode usar exchanges, de forma direta, ou ETFs, pela Bolsa de Valores.

Vale destacar que no Bitybank é possível comprar suas criptomoedas de maneira fácil e segura pelo melhor preço, sempre.

O investimento mínimo é de R$5,00 e você pode abrir sua conta gratuitamente CLICANDO AQUI.

Baixe o App Bitybank
Baixe o App Bitybank

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br